-
Arquitetos: SuperLimão
- Ano: 2016
-
Fotografias:Maíra Acayaba
-
Fabricantes: Riccó
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio neste projeto era propor uma fachada nova a uma edificação já existente em uma avenida de grande fluxo, que conferisse visibilidade e transmitisse atributos ligados à uma centenária marca de mobiliário corporativo. Em um terreno de esquina, a Riccó se estabeleceria reposicionando seus conceitos mais importantes como a tradição e a precisão de sua produção.
Após diversos estudos de materiais e volumetria, optamos por um envoltório metálico remetendo a Origamis e inspirados pelo modelo Miura-Ori, criado pelo astrofísico japonês Koryo Miura. Foram usadas cerca de 600 peças em chapas de alumínio composto, beneficiadas na própria estrutura fabril da Riccó.
Para viabilizar a execução criou-se uma grande grade de suporte que poderia se repetir por diversas vezes cobrindo toda a superfície. Em toda a fachada – são 33 metros de comprimento frontal – foram utilizadas somente duas formas, losangos e triângulos, que podem ser de cores diferentes (cinza e branco), perfurados ou planos.
Com uma profundidade de 70 cm, a vitrine cumpre a função de expor as diversas linhas de mobiliários da Riccó. A vitrine permeia duas faces do imóvel, nas duas esquinas, e é conectada na entrada da loja, virando uma peça única.